Actividades em 2015 | 2016


Iniciativa organizada pela Associação Eduardo Teixeira Pinto, pelo Café-Bar e pela União das Freguesias, em parceria com o Triénio Pascoalino e as suas Conversas no Café-Bar: essa alma pública de uma vila.
A temática criativa é o ilustre amarantino Teixeira de Pascoaes e as fotografias deverão ser enviadas entre 1 de Janeiro a 28 de Fevereiro até às 24:00. Para mais informações sobre os procedimentos, por favor consultar o regulamento em: 

https://www.facebook.com/cafebar.s.goncalo/?fref=ts

https://www.facebook.com/teixeiradepascoaes.congresso




Entrega do Grande Prémio de Poesia Teixeira de Pascoaes 2015 e 2.º ciclo de Conversas no Café-Bar: essa alma pública de uma vila.

A cerimónia de entrega do prémio decorrerá no próximo sábado, dia 12, pelas 16h00, nos Paços do Concelho, com declamação de poesia por Fernando Soares, e a tertúlia "Conversas com Pascoaes" acontecerá pelas 18h00 no Café-Bar contando com as presenças de Dirk Michael Hennrich Fabrizio Boscaglia.



            No dia 12 de Setembro de 2015, sábado, sob a égide da inauguração da escultura honorífica de Teixeira de Pascoaes a ter lugar no Café-Bar pelas 14h30, o Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar e o proprietário do Café-Bar, Rodrigo Silva, reuniram-se com todos os interessados, pelas 10h00, no primeiro ciclo das "Conversas no Café-Bar: Essa alma pública duma vila", momento dedicado à celebração da palavra, da poesia, da literatura, da filosofia e da arte do vate amarantino, Teixeira de Pascoaes.
Celebrando a efeméride em epígrafe, parte integrante do Triénio Pascoalino, António M. Feijó e Manuel Ferreira Patrício, professores catedráticos, pensadores e autores de obras dedicadas ao Pensador do Gatão, convocaram as razões ocultas, mas não obscuras, pelas quais se torna imperativa a leitura da obra de Teixeira de Pascoaes, vendo neste encontro a possibilidade de reflectir e dialogar acerca da força heterodoxa, proteica e renovadora que habita o sistema poético e filosófico de Teixeira de Pascoaes e da sua ligação poética e criacional à cidade de Amarante.
            Pela tarde, realizou-se a cerimónia de inauguração da escultura honorífica de Teixeira de Pascoaes que conta com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Amarante, José Luís Gaspar, o Diretor da Cátedra Infante Dom Henrique para os Estudos Insulares e a Globalização (FCT/Universidade Aberta/CLEPUL/APCA/IAC) CIDH e Diretor-Adjunto do CLEPUL, José Eduardo Franco, entre outras personalidades da cultura e pensamento portugueses.

Cerimónia institucional em https://www.youtube.com/watch?v=bALGo2UqOWQ